Escola da Defensoria Pública do PR

Identidade Visual


NOVA IDENTIDADE VISUAL
A nova identidade visual da EDEPAR simboliza duas folhas sobrepostas, que formam a figura de um livro aberto, em referência à atualização profissional e ao aperfeiçoamento técnico realizado para defensores(as) públicos(as), servidores(as) e estagiários(as) integrantes da Defensoria Pública. 
A figura formada também remete ao balão da fala, pois a informação e o diálogo social são elementos intrínsecos ao órgão. 
As folhas sobrepostas simulam, ainda, a transparência da EDEPAR e a sincronia entre a Escola e a sociedade na sua função de educação em direitos.

Sobre o concurso
A EDEPAR, em busca de reforçar os valores do órgão e, ao mesmo tempo, transmitir a ideia de inovação e modernização, realizou concurso aberto aos estudantes universitários dos cursos de design, design gráfico, tecnologia em design gráfico, design do produto, design visual e publicidade e propaganda para criação de nova identidade visual. 
De acordo com a defensora pública diretora da EDEPAR, Flávia Palazzi, “a participação da sociedade na criação da nova identidade visual, logomarca e logotipo expressam a democratização da Escola e a total abertura para a sociedade, princípios que norteiam a atuação da Defensoria Pública.” 

Sobre o autor do projeto vencedor
VINICIUS MAICOL BESSA, autor do projeto vencedor do concurso de criação de logotipo, logomarca e identidade visual realizado pela EDEPAR, é designer gráfico e estudante da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), onde cursa Tecnologia em Design Gráfico. Apaixonado por design, comunicação e também por processos de criação de marca e identidade visual.
Segundo o autor do projeto vencedor, “a logomarca criada para a EDEPAR traz elementos da marca anterior, de forma que a mudança não descarte a familiaridade que fora construída pelo público com a logomarca utilizada atualmente. Apesar disso, aposta em uma linguagem moderna e limpa, pensando na aplicabilidade e atemporalidade. Para o logotipo, foi escolhida uma tipografia sem serifa, limpa e direta. O objetivo é proporcionar uma fácil leitura e visualização, além de trazer um alinhamento entre as hastes das letras, o que reforça os valores de seriedade e eficiência.”


Recomendar esta página via e-mail: