Escola da Defensoria Pública do PR

Notícias

04/12/2020

DPE-PR promove Semana de Direitos Humanos

O evento conta com um ciclo de palestras e homenageia o Defensor Público Sérgio Parigot de Souza

A Defensoria Pública do Estado do Paraná, por meio da Escola da Defensoria Pública do Estado do Paraná (EDEPAR), promoverá, entre os dias 07 e 10 de dezembro, a Semana de Direitos Humanos: ciclo de debates em homenagem a Sérgio Parigot de Souza. Os encontros serão realizados todos os dias, de segunda à quinta-feira, das 16h e às 18h, com transmissão ao vivo no canal da EDEPAR no Youtube.

Marcando a data e o legado do Defensor Público Sérgio  Parigot de Souza, serão apresentados quatro painéis temáticos sobre os temas “Litigância Estratégia e Direitos Humanos” (dia 07), “Regras de Mandela” (dia 08), “Litigância Coletiva e Direitos Humanos” (dia 09) e, finalmente, “Povos Tradicionais” (dia 10). Além disso, no dia 09 será prestada homenagem a Sérgio Parigot de Souza através do registro e resgate de sua memória e o papel que teve na construção e fortalecimento da Defensoria Pública do Estado do Paraná.

O Diretor da Escola, Defensor Público Bruno de Almeida Passadore, lembra que "a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 72 anos no próximo dia 10 e em alusão a esta data emblemática a Defensoria Pública do Estado do Paraná, através de sua Escola, irá realizar ciclo de palestras sobre a temática. Será, ademais, momento de homenagem ao defensor público Sérgio Parigot de Souza, pessoa de notável formação humanista, que recentemente faleceu".

Para se inscrever no evento, clique aqui.

Este ciclo de palestras igualmente será parte do curso de formação continuada dos defensores públicos paranaenses em estágio probatório. 
O evento será online e gratuito, aberto para membros, servidores (as), estagiários(as)e público externo que receberão certificado de participação. Será conferida certificação de 8 horas de atividades complementares. 

Confira abaixo a programação:

07.12 | Litigância estratégica e direitos humanos
Rivana Ricarte de Oliveira - Defensora Pública do Estado do Acre, Doutora em Direito pela Universidade de São Paulo (FADUSP- 2018) e Vice presidente-institucional da Associação Nacional das Defensorase Defensores Públicos-ANADEP (2019-2021).
Dezidério Machado Lima - Defensor Público do Estado do Paraná e Vice-Presidente da Associação das Defensoras Públicas e dos Defensores Públicos do Estado do Paraná (ADEPAR).
Ana Caroline Teixeira - Defensora Pública do Estado do Paraná e Presidente da Associação das Defensoras Públicas e dos Defensores Públicos do Estado do Paraná (ADEPAR).

08.12 | Regras de Mandela
André Ribeiro Giamberardino - Defensor Público do Estado do Paraná; Coordenador do Núcleo de Política Criminal e Execução Penal (NUPEP) da Defensoria Pública do Estado do Paraná.

09.12 | Homenagem ao legado do Defensor Público Sérgio Parigot de Souza
Eduardo Pião Ortiz Abraão - Defensor Público-Geral da DPE/PR.

Litigância coletiva e Direitos Humanos
Ricardo de Menezes da Silva - Defensor Público do Estado do Paraná, Mestre em Direito Processual pela UFPR.

10.12 | Povos Tradicionais
Thiago de Azevedo Pinheiro Hoshino - Ouvidor-Geral da Defensoria Pública do Estado do Paraná, doutor em Direito do Estado pela UFPR e co-organizador da coleção Direitos dos Povos de Terreiro.
Andrew Toshio Hayama - Defensor Público do Estado de São Paulo, mestre em Direito Socioambiental pela PUC/PR e autor do livro "Unidades de Conservação em Territórios Quilombolas: conflitos socioambientais e atuação da Defensoria Pública" (Editora Letramento, 2018).

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.